No cenário educacional de Ibirité, a merenda escolar é cuidadosamente planejada, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esta é uma das mais antigas políticas públicas de alimentação e nutrição do país, estabelecida em 1955, como Programa de Merenda Escolar.

 

Ibirité possui 39 polos de ensino da Rede Municipal (Centros Educacionais Infantis, Escolas Municipais e Escolas Integrais) e mais 13 instituições conveniadas, atendendo ao todo aproximadamente 18000 alunos, e todos seguem as orientações do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O cardápio escolar é confeccionado de acordo com a sazonalidade de cada alimento, aspectos culturais e de aceitação dos alunos. Demais fatores como o turno e a faixa etária dos alunos, também são levados em consideração, para que seja alcançada uma alimentação adequada e saudável. São servidos alimentos como: arroz, feijão, carnes (brancas e vermelhas), massas, saladas e legumes.

Alunos que estudam em período integral possuem um total de quatro refeições por dia (desjejum, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). O desjejum é servido aos alunos assim que chegam na escola. Durante a refeição são servidas frutas; verduras; vitaminas; sucos; mingaus; biscoitos e achocolatados.

No que diz respeito a faixa etária dos alunos e quantidade de refeições por dia letivo, o plano determina os seguintes dados:

  • Centros Educacionais Infantis (CEIs) oferecem aos alunos, de 02 a 05 anos, quatro refeições por dia, sendo duas por turno;
  • Alunos das Escolas Integrais, de 11 a 15 anos, também possuem 04 refeições por dia, assim como os alunos de CEIs.
  • Escolas do Ensino Fundamental oferecem aos alunos, de 06 a 15 anos, três refeições por dia, sendo duas refeições no período matutino e uma no período vespertino;
  • Alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de 15 anos; possuem uma refeição, acompanhada de uma sobremesa.

A nutrição dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Ibirité é coordenada, atualmente, por uma equipe de 6 nutricionistas, que se dividem em dois turnos, 3 pela manhã e 3 pela tarde, sendo uma delas a responsável técnica.

Com exceção desta responsável, cada uma das demais profissionais se encarrega da alimentação de 7 escolas, incluindo CEIs, Escolas Municipais e Integrais.


Foco em alimentos in natura

Em 2020, durante o período da pandemia da COVID-19, o PNAE emitiu a resolução nº 6, que prescrevia que pelo menos 75% do recurso transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deve ser destinado à aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados.

Em contrapartida, a mesma resolução estabeleceu que a compra de alimentos processados e ultraprocessados não pode ultrapassar 20% do valor repassado.

Hoje, a alimentação dos estudantes de Ibirité é pautada por refeições completas do ponto de vista nutricional.

Estas incluem carboidratos e proteínas, sendo ricas em vitaminas e minerais essenciais. Essa abordagem garante não apenas a nutrição adequada, mas também a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.

"Uma dieta saudável, que atenda às necessidades nutricionais, contribui para o processo de aprendizagem, desempenho escolar e a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos", destaca a Secretária de Educação, Ana Paula Ângelo.